segunda-feira, 30 de abril de 2012

CAFÉ E BRASIL ( 1 ) POST

O CAFÉ E O BRASIL  ( 1 )







O café está fixado no nosso imaginário popular como um dos ícones do Brasil , uma vez que , grande parte dos símbolos nacionais de poder no Império e inícios da República ostentavam a figura desta  rubiácea ( Coffea arabica ) .



Cultura de origem estrangeira  ,foi  somente em 1727 que o primeiro cafeeiro foi plantado no Brasil. .Naquele ano , o sargento-mor Francisco de Melo Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, lançou-se numa missão para conseguir mudas de café, produto que já tinha grande valor comercial. Na  Guiana Francesa  conseguiu se aproximar da esposa do governador da capital Caiena  e dela conseguiu  uma muda de café-arábico, que foi trazida clandestinamente para o Brasil.



 Essas sementes contrabandeadas mudariam a História do país. A economia brasileira até então  baseada na produção de açúcar nos Estados do Nordeste deslocou-se para o café, agora nos Estados do Sul, onde as sementes se adaptou melhor.

Das  plantações pioneiras em Belém na Região Norte,  as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste

Como ali  as condições climáticas não eram favoráveis   entre 1800 e 1850, tentou-se o cultivo na Região Sudeste , no Rio de Janeiro,  São Paulo e Minas Gerais,  onde o sucesso foi total.

O negócio do café começou, assim, a desenvolver-se de tal forma que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil e de divisas externas durante muitas décadas a partir da década de 1850.

Nas primeiras décadas do século 20, o Brasil era quase monopolista no mercado internacional de café e  a economia do Brasil se tornou totalmente dependente da sua exportação .

 O Estado de São Paulo, com amplas áreas de “terra roxa” (ideal  para o café), tornou-se o principal produtor e centro econômico e político  do país ;  os lucros do café  seriam  usados para financiar a industrialização do Estado. 

 O sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo, durante a primeira parte do século XX, fez com que o Estado se tornasse um dos mais industrializados e ricos do país . Isto permitiu que vários fazendeiros indicassem ou se tornassem presidentes do Brasil (política do  café-com-leite,) - por se alternarem na presidência da República  paulistas e mineiros -  até que se enfraqueceram economicamente ( Grande Depressão de 30 ) e politicamente ( Revolução de 1930 ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário