segunda-feira, 30 de abril de 2012

HANS STADEN EM PERNAMBUCO

HANS STADEN



EM PERNAMBUCO



Hans Staden ( 1525 -  c. 1579) foi um marinheiro, aventureiro , mercenário e cronista alemão que por duas vezes em meados do séc. XVI , esteve no Brasil, onde participou  de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses traficantes de pau – brasil  e seus aliados indígenas.


A estada de Hans Staden em Pernambuco durante sua primeira viagem do Brasil  é pouco conhecida ,  eclipsada por  sua segunda visita quando ocorreram episódios  mais rocambolescos e portanto mais  notórios .

Hans Staden   partiu de Portugal  para a capitania de Pernambuco , onde chegou em 28 de Janeiro de 1548 , numa nau portuguesa enviada  para  recolher pau-brasil (Caesalpinia echinata),  combater  navios franceses que estivessem negociando   com os nativos,e  transportar degredados portugueses  para povoar a colônia.

O governador de Pernambuco, Duarte da Costa, que enfrentava uma revolta indígena na ocasião, pediu ajuda aos recém-chegados . Hans Staden e os demais rumaram para Igaraçu, próximo a Olinda, em um barco para auxiliar na luta. Igaraçu , sitiada por 8.000 índios  , estava  defendida por apenas aproximadamente 120 pessoas, às quais se juntaram os cerca de 40 marujos , incluindo Hans Staden. Depois de uma  luta feroz  e de um cerco prolongado no qual vieram a faltar víveres , os defensores conseguiram, afinal, vencer os indígenas.

Dias depois, enfrentaram na costa da Paraíba um navio francês que levou a melhor e, logo depois, retornaram à Europa , com a nau vazia , aportando em Lisboa no dia 8 de Outubro de 1548 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário